Fisioterapia

Até o fim da década de 70, a profissão de fisioterapeuta não era reconhecida. Por muito tempo, os profissionais da área eram negligenciados pelos médicos, que não confiavam nos métodos e técnicas dos fisioterapeutas, sobretudo pela escassez de comprovações científicas. Atualmente, a situação é diferente. São centenas de pesquisas acadêmicas que atestam a eficácia da fisioterapia como auxiliar nos mais diversos tipos de problema de saúde. Basta observar o respeito adquirido pela acupuntura entre várias especialidades da medicina. 

A Fisioterapia é um dos curso que mais cresceu no país. Entre 1995 e 2000, surgiram 114 novos cursos, um aumento de 181%. Entre as oito especialidades acadêmicas da área médica, a Fisioterapia é a que mais disponibiliza opções para os alunos: 171. A grande maioria deles ainda está em processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC). 

Além da aplicação clássica da Fisioterapia, reabilitação de traumas e seqüelas, principalmente ortopédicos, a profissão tende a crescer na área de prevenção. A Fisioterapia trata da saúde funcional. Hoje, todas as grandes empresas trabalham com fisioterapeutas na ergonomia, detectando problemas de postura, de móveis inadequados, evitando, assim, que os funcionários venham a ficar doentes’. 

A fisioterapia esportiva, também deve ampliar seu mercado, principalmente depois das bem-sucedidas experiências dos profissionais brasileiros. A partir desse momento do Ronaldo, como também do Rivaldo, a fisioterapia brasileira passou a ser mais respeitada internacionalmente.

A parte acadêmica da Fisioterapia tem muito a crescer e pode ser uma boa possibilidade profissional. O curso de Fisioterapia dura, em média, cinco anos. A maioria procura dar uma visão abrangente e generalista da profissão. Para se graduar, o estudante tem que passar por áreas do conhecimento como a Sociologia, a Psicologia, a Fonoaudiologia, a Antropologia, além de um sem-número de cadeiras de diversas especialidades médicas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s